Editora Sulina
0

    Sua sacola está vazia.

Entregamos para todo o Brasil
Correios (PAC, SEDEX)
Em breve por transportadora
Forma de pagamento flexível.
Parcelamento em até 18X
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO | BOLETO | DEPÓSITO | PIX
Entrega expressa para Porto Alegre
COMPRE AGORA
Voltar

MÍDIA E O REGIME MILITAR, A


Álvaro Nunes Larangeira

ISBN: 978-85-205-0718-6
Categoria(s): Jornalismo    História do Brasil    Mídia
Edição: 2ª - 2024
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 238
Peso: 0,296 Kg

R$ 55,00

Sessenta anos do golpe militar e a simetria daquela época com agora é perceptível. Grupos sociais e movimentos políticos similares em concepções e práticas, com discursos pseudomoralizantes e acentuada predisposição vocacional a rupturas institucionais sob definições e argumentos diversos. Militares e forças de segurança em afinidade com a extrema direita. O estrato supremacista, em estado de hipnose messiânico, autointitulando-se povo. No meio midiático também. Empresas de comunicação tradicionais afeitas a segmentos e correntes políticas regressistas e as mídias digitais escoando em fluxo contínuo revisionismo histórico e retóricas golpistas sob o pretexto de novos horizontes político-ideológicos.
Eis o motivo para este livro ganhar uma segunda edição: para mostrar como processos reacionários se atualizam para fins muito próximos aos do período da ditadura militar. Esta obra comporta uma pesquisa de fôlego em arquivos, bibliotecas e acervos de entidades e jornais sobre o pensamento e atitudes do empresariado e dos meios de comunicação na efetivação da derrubada do governo constitucional de João Goulart em 1964. Golpe gestado à sombra do propalado perigo da comunização do país e com a promessa de um basta à corrupção e imoralidade sempre relacionadas a governos reformistas ou de esquerda.
O objetivo é responder a indagações incontornáveis, como quem se posicionou a favor do rompimento da ordem democrática, tanto à luz do dia quanto nos conchavos nem tão subterrâneos assim, e qual foi a real responsabilidade da imprensa na consumação e legitimação do governo imposto pelo movimento civil-militar golpista, para a partir da aprendizagem histórica ser possível evitar a repetição de processos e episódios como o do regime militar. Porque depois de efetivados e certificadas as nefastas consequências à sociedade brasileira, mentores, financiadores e protagonistas tudo fazem para se esquivar da autoria e cabe ao pesquisador descortinar a encoberta e negada responsabilidade histórica.   

Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).

Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).

OBRAS RELACIONADAS


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0