Um olhar ecologista
30/09/2004
(REBECA - Rede Brasileira de Educação Ambiental)
Autor: Valdo Barcelos

Editora: Sulina

Preço: R$ 24,00

Nº de páginas: 173

Informações: Departamento editorial e divulgação: (51) 3019 2102 ou 9907 1417 com Luciana Carús



Resumo: Nesse texto Valdo Barcelos faz uma reflexão sobre uma das formas de violência que está os levando ao desassossego e, ao mesmo tempo, a exigir uma tomada de atitude intelectual radical. Refere-se especialmente ao terrorismo de grupos e ao terrorismo de Estado. O autor defende a idéia de que nos tempos de pós-modernidade em que vivemos, a resistência tanto a um como a outro tipo de terrorismo está condicionada a fatores internos e externos das nações.



Exemplificando: a inibição do ímpeto intervencionista dos EUA - terrorismo de Estado só se dará se houver uma reformulação das políticas internas das demais nações do planeta. Reformulações essas que tenham como objetivo a construção de uma sociedade social e ecologicamente justa. Por outro lado, a inibição do terrorismo de grupos está na dependência da construção de uma ampla rede de solidariedade entre as nações do planeta.



Valdo Barcelos é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Educação por esta universidade e doutor em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas sobre educação ambiental e formação de professores, tendo como principal enfoque o campo das representações e imaginário social. Coordena, ainda, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social e Educação (GEPEIS).
Link:

Voltar | Versão em PDF | Indicar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade