São Marcos promove debate transdisciplinar sobre o planeta
22/07/2005
O filósofo Edgar Morin, o pensador Pierre Lévy, o ex-ministro Celso Lafer, o ambientalista Thomas Lovejoy, o empresário Ray Young e o psiquiatra Carlos Byington vão analisar, em fórum de debates promovido pela Universidade São Marcos, os cenários do novo milênio, tendo como eixo de reflexão a formação de uma consciência planetária.





"Planeta Terra: um olhar transdisciplinar" é o tema da segunda edição do fórum Universo do Conhecimento da Universidade São Marcos. A proposta é reunir grandes especialistas para discutirem as principais questões que afetam o presente e o futuro da humanidade, tendo como eixo de reflexão o Planeta e sua diversidade, o ecossistema e as relações humanas. O ciclo começa em 18 de agosto com palestra do ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer. Em setembro, o fórum contará com as presenças do ambientalista norte-americano Thomas Lovejoy; do filósofo francês Edgar Morin; e do “papa” da cibercultura, Pierre Lévy. Em outubro, será a vez do empresário Ray Young, presidente da General Motors do Brasil. O psicanalista Carlos Byngton encerra o ciclo em novembro.



Inspirada no projeto Université de Tous Les Savoirs, organizado pela Universidade Sorbonne – Paris 5, da qual é parceira, a Universidade São Marcos criou o fórum Universo do Conhecimento no ano passado. O objetivo: reunir intelectuais do Brasil e do exterior para a discussão de questões cruciais do mundo contemporâneo, nas áreas de política, ciências e humanidades. O primeiro ciclo de conferências, realizado no segundo semestre de 2004 com o tema "O homem no mundo contemporâneo: impasses e perspectivas", foi aberto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.



Para a vice-reitora Acadêmica e de Relações Internacionais da Universidade São Marcos, Luciane Miranda de Paula, o enfoque transdisciplinar do evento permitirá uma compreensão menos fragmentada e parcial do cenário complexo do novo milênio, marcado pelo acirramento de conflitos étnico-religiosos em escala internacional e por interesses econômicos predatórios. “Pretendemos contribuir para a formação de uma consciência planetária, em que as culturas, as etnias, o meio ambiente e a ética sejam entendidos como elementos integrantes de um amplo diálogo em direção à cidadania global”, disse ela.



As palestras, que ocorrerão sempre às 20 horas, no auditório da São Marcos (Unidade Santa Paulina, rua Padre Marchetti, 235, Ipiranga) são transmitidas em tempo real pelo site http://www.universodoconhecimento.com/ e pelo Canal “U” do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França, além de ficarem disponíveis para consulta no site do jornal francês Le Monde. A série completa das conferências é veiculada posteriormente no programa Universo do Conhecimento, da TV Cultura, como também lançada em DVD. Como na edição passada, as conferências são abertas aos professores e alunos da São Marcos e à comunidade, com entrada franca. Vagas limitadas.
Link:

Voltar | Versão em PDF | Indicar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade