Histórias da TV
01/11/2009
Núcleo de Especiais da RBS TV lança livro contando a história dos 10 anos de produção de ficção e documentários

Única afiliada da Rede Globo a produzir, sistematicamente, material ficcional e documentários regionais, a RBS TV completa este ano 10 anos do Núcleo de Especiais. Neste domingo, será lançado um livro comemorativo que reúne a história dessas produções ao longo dos anos, contada por seus idealizadores e realizadores, além de uma análise teórica. O lançamento de Núcleo de Especiais RBS TV Ficção e Documentário Regional, pela Editora Sulina, será às 17h30min deste domingo, na Feira do Livro de Porto Alegre.

O material foi organizado pelas pesquisadoras e professoras Maria Lília Dias de Castro e Elizabeth Bastos Duarte. Foram mais de seis meses de trabalho até finalizar a obra que contempla toda a história do Núcleo de Especiais e é dividida em três partes: a primeira, dos idealizadores do Núcleo, Gilberto Perin, Alice Urbim e Raul Costa Júnior, a segunda, com os realizadores, que são as equipes envolvidas nessas produções, e a análise acadêmica, feita pelas duas professoras de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

O Núcleo de Especiais produz tanto obras ficcionais quanto documentários. É dali que saem, por exemplo, Histórias Curtas, As Aventuras da Família Brasil e 4 Destinos. Gilberto Perin considera que, mesmo que a produção seja regional, com sotaque gaúcho, ela não fica restrita ao Estado:

– A cor e o som local da programação feita no Sul com um olhar universal não limitam as fronteiras. Várias séries do Núcleo de Especiais são, ou foram, veiculadas pelo Canal Brasil, pelo Multishow e pelo Canal Rural. Mais recentemente, a Globo Internacional, que chega a 114 países, mostrou a série Antártida.

Alice Urbim, gerente de produção da RBS TV e TVCOM, lembra de personalidades que trabalharam em produções do Núcleo, cujo acervo possui mais de 700 programas:

– Atores e atrizes que hoje vemos nas minisséries e nas novelas da Globo sempre foram íntimos do Núcleo: Larissa Maciel, Leonardo Machado, Rafael Cardoso, Julio Andrade, Zé Victor Castiel.

O livro sobre o Núcleo de Especiais da RBS é o nono volume da coleção sobre estudos audiovisuais da Sulina.

– Este livro traz uma análise teórica, mas sem o ranço da linguagem acadêmica – diz Elizabeth.



ALGUMAS PRODUÇÕES
A Ferro e Fogo: Tempo de Solidão – Com roteiro de Nelson Nadotti e direção de Gilberto Perin, a atração foi baseada na obra de Josué Guimarães.
4 Destinos – Primeira minissérie gravada e exibida em alta definição (HDTV), no Estado e em Santa Catarina. De Cristina Gomes e Camila Gonzatto e dirigida por Frederico Pinto, Gilson Vargas, Fabiano de Souza e Camila Gonzatto.
Histórias Curtas – Série de teledramaturgia que realiza curtas-metragens em parceria com produtoras gaúchas.


Link: www.clickrbs.com.br

Voltar | Versão em PDF | Indicar

 

Os dados pessoais fornecidos pelos usuários do site www.editorasulina.com.br são assegurados pela seguinte Política de Privacidade