Editora Sulina
0

    Sua sacola está vazia.

Entregamos para todo o Brasil
Correios (PAC, SEDEX)
Em breve por transportadora
Forma de pagamento flexível.
Parcelamento em até 18X
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO | BOLETO | DEPÓSITO | PIX
Entrega expressa para Porto Alegre
COMPRE AGORA
Voltar

PROJETO MODERNO, O

Pautas de Pesquisa

Cristina Gastón
Teresa Rovira

ISBN: 978-65-5759-007-2
Tradução: Nicolás Sica Palermo
Categoria(s): Arquitetura    Arquitetura Moderna    História
Edição: 1ª edição - 2024
Formato: 14 x 21 cm
Nº de Pag.: 144
Peso: 0,174 Kg

R$ 60,00

Pesquisar sobre arquitetura nunca foi uma tarefa fácil. A evolução da arquitetura não segue as diretrizes do desenvolvimento científico. Um bom projeto é o resultado de condicionantes tão diversas que dificilmente podem se repetir. Aprender com o passado de olho no futuro é o que pretendemos orientar nesta publicação.
Passado quase um século desde as proposições iniciais do Movimento Moderno, é necessário redefinir critérios científicos e metodológicos que permitam aprofundamentos no estudo da Modernidade Arquitetônica, e que visem sempre a formação consistente de futuros arquitetos.
As escolas de arquitetura, que, em seus princípios, concentraram todo seu esforço em abordagens de ensino, reconhecem cada vez mais a necessidade de reflexionar não só sobre o futuro da arquitetura, mas também de tentar resgatar, ainda que somente de forma virtual, propostas arquitetônicas paradigmáticas do seu tempo.
Não é por acaso que o último capítulo desta publicação é dedicado a documentar a casa Zipster, em Florianópolis, uma obra do arquiteto Hans Broos demolida há alguns anos. Tal circunstância torna essa documentação um elemento fundamental para reconhecer o valor dessa peça de arquitetura moderna, abrindo a possibilidade de aprender com ela.
No capítulo dedicado a publicações é reconhecida, por exemplo, a importância do livro de Henrique E. Mindlin Arquitetura Moderna no Brasil para o estudo da Modernidade como um todo. São colocados em destaque tanto as linhas gráfica e editorial como o próprio conteúdo das páginas do livro de Mindlin, no caso o anexo da casa do arquiteto Oswaldo Bratke, em São Paulo.
O livro, também, tem como objetivo apresentar aos arquitetos e estudantes de arquitetura do Brasil os mecanismos necessários para realizar boas pesquisas e reforçar o reconhecimento do valor de sua Arquitetura Moderna.

Entrega: Correios e Motoboy (Porto Alegre).

Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente ou PagSeguro (cartões de crédito, débito e boleto bancário).

OBRAS RELACIONADAS